Pesquisar este blog

segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Especial Dreamcast - O último console da Sega

Sega Dreamcast - 11/1998 a 03/2001

27 Novembro de 1998, foi nesta data que o Dreamcast chegou ao Japão para suceder o Sega Saturn, que apesar de relativo sucesso em terras nipônicas, foi um fracasso em outras partes do Globo.

O Dreamcast começou a ser planejado pela Sega já em meados de 1996, quando a Sega já sentia que o Saturn não seria páreo para a agressividade da Sony com o Playstation e o lançamento do Nintendo 64 com as famosas franquias da Nintendo. Sendo assim, a Sega reuniu as equipes dos EUA e Japão e decidiu que cada uma deveria apresentar um projeto para um novo console.

O projeto japonês (conhecido como Dural/Katana) era uma parceria entre Sega Corp, Hitachi e NEC. O projeto norte-americano envolvia Sega Soft, Microsoft e 3Dfx (Black Belt). Cada qual tinha seus pontos fortes e fracos, no Dural/Katana era mais poderoso e o Black Belt era focado na facilidade programação e conversão de jogos de PC.

A Sega optou pelo Katana, mas em uma decisão inesperada, acrescentou a possibilidade de alguns jogos utilizarem o sistema operacional Windows CE, da Microsoft, afim de facilitar a programação de jogos. Já em maio de 1998 a Sega apresenta oficialmente seu novo console, o Sega Dreamcast.

O lançamento, como dito no começo da matéria, se deu em 27/11/1998 no Japão. Na primeira semana foram vendidos mais de 150 mil consoles, praticamente todo o estoque colocado a venda. Os dois games principais que podemos citar no lançamento do aparelho são Sonic Adventure e Virtua Fighter 3 TB. Nos EUA o console desembarcou em 9/9/1999 com uma campanha de marketing extramente agressiva por parte da Sega of America (mais de US$100 milhões de dólares gastos em publicidade) e diversos títulos de peso, como Soul Calibur (conversão perfeita do Arcade), Sonic Adventure e NBA 2K. Em menos de 2 meses mais de 1 milhões de consoles havia sido vendidas, um recorde para a época.

Quando se fala de Dreamcast não podemos deixar de citar a sua rede online para jogos: a Sega Net. Se hoje a maioria das pessoas se deleitam com Playstation Network e Xbox Live, há alguns anos atrás a Sega inicou esse processo. O Dreamcast vinha acompanhado de um modem 56k e teve grandes sucessos nesse segmento como Quake III Arena, Unreal Tournament, Phantasy Star Online e outros jogos de menor sucesso, mas muitos divertidos para se jogar online, como o interessante Vanishing Point, de corrida.

Infelizmente o sonho da Sega e de todos os seus fãs durou pouco, já em abril de 2001 a Sega encerrou a produção do console e forneceu lançamento até meados de 2002. Grande parte da biblioteca do aparelho pode ser encontrada em outros consoles (GameCube, Xbox e Playstation principalmente) mas na minha opinião, nada se compara a jogar o game em sua plataforma original. Se tiver a oportunidade de ter um Dreamcast,  vá fundo que a diversão é garantida.

Algumas curiosidades a respeito do console e sua trajetória:

- Shenmue foi o maior projeto da Sega de todos os tempos, tendo orçamento estimado na casa dos 60 milhões de dólares;

- O controle foi o primeiro a possuir gatilhos (L e R) analógicos;

- Não se utilizava Memory Card e sim VMU, uma mistura de cartão de memória com mini-game, durante uma partida o VMU mostrava em sua tela o placar ou o status do personagem, por exemplo;

- No Brasil ele foi lançado em 20/09/1999 e contou até com festa de lançamento por parte da Tec Toy.

Shenmue foi o projeto mais ambicioso da Sega em todos os tempos


O poder do Sega Dreamcast

Memória


O Dreamcast possui um total de 26 Mb de RAM total, sendo destinada 16 Mb ao sistema operacional, proporcionando muita sincronização com o jogo; 8 Mb de RAM de vídeo, que permite a resolução de incríveis gráficos em puro e real 3D; e 2Mb de RAM de áudio, confidenciando uma cópia mais que perfeita dos efeitos sonoros do jogo e de seu áudio.



Processador Central (CPU)

 O Dreamcast possui um processador central de 128 bits, o SH-4 da Hitachi, que trabalha à uma freqüência de 200MHz. Ele executa tarefas múltiplas dentro do console, num mesmo ciclo (pulso de disparo), sendo altamente eficiente para calcular rapidamente o processamento do 3D, com um desempenho total de 1.400 milhões de operações de pontos flutuantes por segundo (FLOPS ou ainda FPS), podendo processar quatro instruções de 32 bits, perfazendo um total de 128 bits. O SH-4 tem a capacidade de assegurar uma comunicação perfeita com o modem, não perdendo assim seu desempenho enquanto você navega pela Internet.

Processador de Vídeo

 Desenvolvido pelo grande fabricante de semicondutores NEC® e pela Videologic®, este chip apresenta a sua mais importante função no console: o processamento dos gráficos 3D, dando uma realidade incrível ao jogo. Tem um rendimento muito superior aos chipsets gráficos de hoje em dia, ocupando muito menos memória, da tecnologia 3DFX dos nossos PC’s.

Decodificador de Vídeo

Além do poderoso processador 3D, o Dreamcast possui um processador decodificador de vídeo, suportando várias saídas de vídeo. Tem sua definição padrão em 640 x 480 pixels, numa freqüência aproximada de 60Hz. Possuí saída RGB e também pode ser conectado à um monitor VGA, se adaptado à um “transcorder” específico (geralmente NTSC para VGA). NTSC é o padrão de cor do Dreamcast, que não é suportado por televisores mais antigos.
Processador de Áudio

 O Dreamcast possui um puro som 3D, estéreo, simulando mais que perfeitamente a realidade. Vem equipados com um processador de áudio desenvolvido pela Yamaha®, o RISC DSP de 32 bits com 64 canais de áudio independentes, com suporte à 3D.

Sistema Operacional

 O Dreamcast utiliza uma versão do Windows CE ®, desenvolvido pela Microsoft®, que pode ser comparado à um Windows 95/98/Me, com poucas diferenças (mas significativas) em seu modo de configuração. Este Sistema suporta o DirectX diretamente das bibliotecas gráficas do GD-Rom, com nenhuma sobrecarga no processador central, tornando o jogo o mais realístico possível.





GD ROM

 O GD é uma espécie de CD, mas com uma capacidade muito maior que um CD. Enquanto o CD tem uma capacidade de 640 Mb (MegaBytes), o GD-Rom possuí cerca de 1 Gb, (GigaByte). O GD Rom foi desenvolvido primeira mente pela Yamaha, para evitar a pirataria, pois o sistema de GD-Rom do Dreamcast é específico para este console. Entretanto, a pirataria vem se “sofisticando” cada vez mais hoje em dia, sendo este um detalhe já superado por ela.

 Além do GD-Rom, para assegurar uma taxa de transferência perfeita entre o disco do jogo (GD-Rom) e o sistema (console em si), a velocidade de movimentação do GD dentro do Dreamcast chega a 12 velocidades (12X), que pode carregar a memória do sistema em apenas 15 segundos. Sem dúvida, uma tecnologia muito avançada foi empregada na estruturação do Dreamcast (Hardware), possibilitando incríveis resultados nos jogos (Software).

Top 10 – Melhores jogos do console em minha opinião:

1 – Shenmue
2 – Resident Evil Code: Veronica
3 – Jet Grind Radio
4 – Metropolis Street Racer
5 – Marvel VS Capcom 2
6 – Capcom VS SNK
7 – Crazy Taxi
8 – The King of Fighters 1999 Dream Match
9 – Soul Calibur
10 – Virtua Tennis




Outros títulos recomendados:

Dead or Alive 2, Project Justice, Ferrari F355 Challenge, Crazy Taxi 2, Sonic Adventure 1 e 2, Shenmue II, Unreal Tournament, Seaman, Samba de Amigo, Street Fighter III 3rd Strike, Sega GT, The King of Fighters 99, 2000 e 2001, Daytona USA, Power Stone 1 e 2, Skies of Arcadia, Grandia II, Phantasy Star Online, MDK 2, Legacy of Kain: Soul Reaver, Resident Evil 2 e 3, Head Hunter, Guilty Gear X, Tomb Raider The Last Revelation, Marvel vs Capcom, Tony Hawks Pro Skater 1, UFC, Rayman 2, Evil Twin, NBA 2k, 2k1 e 2k2, Sega Rally 2, Soldier of Fortune, Virtua Striker 2, Super Street Fighter 2X, Street Fighter Zero 3, entre tantos outros.

2 comentários: