Pesquisar este blog

quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Análise - Street Fighter Zero 3 (Playstation)

Street Fighter Zero 3 - Playstation (1998)

Produtora: Capcom
Distribuidora: Capcom
Outras plataformas: Saturn, Dreamcast, PSP, PC, Game Boy Advance e Arcade

Costumo dizer que Street Fighter Zero 3 foi o milagre da Capcom no Playstation, um port caprichado onde a produtora se preocupou com as limitações do hardware e executou um trabalho digno de ser lembrado até hoje. Quem joga games a muito tempo sabe que na época da guerra Saturn vs Playstation o console da Sony apanhava feio no quesito 2D, graças a sua capacidade de memória ram baixa (1MB) sem a possibilidade de expansão que tínhamos na plataforma da Sega. Quem não se recorda de X-Men vs Street e Marvel vs Street? No Playstation sequer podíamos trocar de personagem durante as lutas... Street Fighter Zero e Zero 2 também roda de maneira mais fluída no Saturn, apesar de não necessitar do cartucho de expansão.


Ok! Disso tudo nós sabemos, voltaremos então ao jogo em questão aqui e a plataforma que escolhi para falar um pouco sobre. Por qual motivo considero esse tão glorioso milagre da Capcom no Playstation? Como disse no começo do texto, o game roda suave, com boa taxa de quadros por segundo, sem loadings excessivos e gráficos maravilhosos. Até alguns detalhes que eram sprites 2D foram substituídos por polígonos para aliviar. No jogo em si, foram adicionados diversos extras, como os modos Survival, Word Tour, mais personagens, etc.

A jogabilidade deu uma bela alterada em relação aos dois games anteriores da série com adição de
três sistemas de estilos de luta baseado no Street Fighter Zero (A-ISM), Street Fighter Zero 2 (V-ISM) e Super Street Fighter II Turbo (X-ISM). Os golpes seguem o padrão da série, nada a ser declarado para quem joga Street Fighter ao menos um pouquinho. As músicas são agradáveis e combinam bem com os cenários de cada personagem, dificilmente a Capcom escorrega nesse quesito. Ah, os cenários... São bem detalhados, bem a frente dos dois primeiros games da série, mas ainda acho a SNK a campeã quando o assunto é esse. O nível de detalhismo da concorrente da Capcom na época era de se espantar. Mas deixo pra falar sobre isso quando fizer uma análise de algum game da empresa.

Em geral é isso que tenho a dizer sobre essa versão de Street Fighter Zero 3 para Playstation, não fiz comparações com Saturn e Dreamcast pois simplesmente não é o objetivo (vou escrever sobre essas duas versões futuramente), queria apenas citar como esse é simplesmente o melhor jogo 2D criado para o PSX e que merece ser apreciado sem comparações com plataformas com melhor performance 2D.

Abaixo seguem as fotos das versões que possuo em minha coleção.

SFA3 versão americana

SFZ3 japonês completo com manual e spine card





Nenhum comentário:

Postar um comentário