Pesquisar este blog

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Análise - Gran Turismo (Playstation)

Gran Turismo - Playstation (1997)

Produtora: Polyphony Digital
Distribuidora: Sony
Outras plataformas: Exclusivo para Playstation

A ideia era fazer um especial gigantesco sobre a série, mas resolvi fazer post por post cada game da série Gran Turismo. Obviamente começarei com o primeiro da série, como vocês podem começar a ler abaixo.


Gran Turismo, a melhor série de corrida que existe (na minha opinião, claro), nasceu no Playstation em 23/12/1997. Naquela época não tínhamos grandes simuladores de corrida para os consoles caseiros, jogos de corrida de sucesso eram os mais arcades, como The Need For Speed, Test Drive, Daytona USA, Sega Rally, etc.

Até que Kazunori Yamauchi e a equipe Polyphony Digital resolveram criar um jogo com base maior na simulação, muitos carros, pistas reais e um modo de carreira onde você precisar tirar várias habilitações para então progredir e ir disputando campeonatos. Há também o modo Arcade para se divertir, mas a grande sensação do game é o modo que dá nome ao mesmo: Gran Turismo. O jogo foi um marco para época, pois apresentou uma nova forma de jogar e uma forma diferenciada do jogador encarar seu hobby. O sucesso foi estrondoso: mais de 10,85 milhões cópias do jogo foram vendidas no mundo inteiro e é o terceiro Gran Turismo mais vendido até hoje (perdendo apenas para Gran Turismo 3 e 4, para Playstation 2).

Gran Turismo 1 conta com 178 carros e 11 pistas, uma jogabilidade excelente, mas que requer um tempo de prática até pegar todas as manhas de aceleração e frenagem, que varia de carro pra carro e pista. Acelerar como um louco e frear de qualquer jeito com certeza não irá te levar adiante no jogo. O game requer paciência e muitas horas de jogatina, o que não é ruim, pois a diversão é garantida e você não vai querer sair da frente da TV tão cedo.

Graficamente o jogo é muito bonito, levando em consideração a época do lançamento, é claro. Os carros são bem detalhados e as pistas também, é nítido que sugaram muito da capacidade do hardware do Playstation 1 com esse jogo.  A trilha sonora também muito agradável, não enjoa facilmente e entra completamente no clima proposto pelo game. A interface de navegação dos menus também é muito amigável e de fácil entendimento, você identificará facilmente onde é o local de tirar as licenças, os campeonatos, as concessionárias, etc.

Além do sucesso comercial, Gran Turismo foi também sucesso de critica no mundo inteiro. As mais variadas publicações internacionais estavam embasbacadas com o trabalho e a perfeição do jogo que acabara de chegar ao mercado. Durante alguns anos o game ganhou, merecidamente, diversos prêmios, como melhor jogo de simulação em 1999 pela Playstation Official Magazine e eleito o 6º melhor jogo de todos os tempos pelos leitores da revista na mesma edição. A Game Informer o elegeu como o 21º melhor jogo de todos os tempos em 2001.

Resumindo, Gran Turismo foi criado por pessoas que realmente amam carros e levaram isso para o jogador da melhor maneira possível. Se você tem um Playstation e não teve a oportunidade de jogar um game da série faça isso o quanto antes, pois Gran Turismo é uma das obras de arte que temos no mundo dos games.

Aguardem as próximas postagens com os demais games da série e verão como ainda foi possível melhorar o que já estava num nível altíssimo no Playstation 1 e 2 e como algumas derrapadas também deram uma travada na série em geral no Playstation 3 frente ao forte concorrente da Microsoft: Forza Motorsport.

Minha cópia original japonesa de Gran Turismo em meio a outros jogos de PSOne



Nenhum comentário:

Postar um comentário