Pesquisar este blog

segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Análise - Resident Evil 4 (Playstation 2)

Resident Evil 4 - Playstation 2 (2005)

Produtora: Capcom
Distribuidora: Capcom
Outras plataformas: Game Cube, Nintendo Wii, Playstation 3 e Xbox 360


Ontem (11/01) Resident Evil 4 completou 10 anos de seu lançamento para Nintendo Game Cube então nada mais justo do que falar um pouco sobre esse game que mudou completamente o estilo da série, para alegria de uns e desespero de muitos outros.

O game foi sucesso de crítica e vendas e foi focado mais na ação do que no horror que ditava seus predecessores. O game ajudou também a popularizar o estilo de câmera sobre o ombro, algo que se tornou padrão para jogos em terceira pessoa (como Gears of War).

Adquiri esse jogo em um box chamado "Resident Evil The Essentials" para Playstation 2, que além de RE4 conta também com RE Code: Veronica X e RE Outbreak. Possuo também uma cópia original da versão para GameCube, mas como ainda não possuo o console, tenho que falar a respeito da versão do aparelho da Sony mesmo.




Jogar RE4 e não se chocar com as mudanças provocadas pela Capcom foi algo impossível e até certo ponto difícil de aceitar na época. Mas, deixando de lado o saudosismo, não há como negar o excelente trabalho feito pela softhouse japonesa. RE4 possui gráficos maravilhosos (isso falando da versão de PS2, no GC com certeza é melhor), jogabilidade excelente, ação na medida certa e um boa história que trás de volta ao jogo Leon S. Kennedy de Resident Evil 2. O game foi exatamente o que a Capcom pretendia: uma reformulação geral na série.

A trama do jogo rola no ano de 2004, no meio rural e montanhoso no interior da Espanha. Segundo informações a Umbrella já não existe mais e controlamos Leon, a mando do serviço secreto americano para descobrir o paradeiro de Ashley Graham, filha adolescente do presidente americano. A aldeia onde Leon é deixado no começo do jogo está repleta de habitante nada amigáveis. Não temos mais zumbis nessa versão da série e sim pessoas infectadas por um novo vírus conhecido como "La Plaga". O vírus também altera a forma de suas vítimas para os mais variados tipos de criaturas grotescas. Durante o desenrolar do jogo você vai se supreendendo com a trama criada pela Capcom, mas não vou entrar em maiores detalhes, até por que não é o objetivo.

Sem mais delongas, só posso dizer que Resident evil 4 foi um dos melhores jogos para Game Cube e Playstation 2, revolucionou completamente o conceito da série e serviu de base para muitos games que vieram após ele, principalmente na geração Xbox 360/Playstation 3. Jogue com a mente aberta, sem o saudosismo da fórmula mais antiga da série e terás em mãos um game fantástico. Ainda acho Code: Veronica o melhor RE de todos, mas isso não tira, nem de longe, o brilho desse jogo que mostrou uma Capcom em um dos seus melhores momentos da história, com criatividade e sem medo de mudanças. Se as demais continuações de RE estão longe do que esperávamos tenho certeza que é mais por conta do atual momento de dificuldade das softhouses japonesas do que que pela mudança de estilo inserida pela Capcom há 10 anos atrás.




Algumas curiosidades a respeito de Resident Evil 4:

- O game foi durante um bom tempo exclusivo para Game Cube, parte de um acordo entre Capcom e Nintendo. Porém, em 2005 o game apareceu no console da Sony garantindo milhões de cópias vendidas para a empresa. Resident Evil Remake e Resident Evil 0 se mantiveram exclusivos para a plataforma da Nintendo.

- Como o game era para mudar completamente o estilo da série, muitas vezes o jogo foi refeito. Dentre as tentativas da Capcom de mudar o conceito de Resident Evil, tivemos a origem de duas séries aclamadas no Playstation 2: Devil May Cry e Onimusha. Foram projetos que não agradaram o produtor de Resident Evil, mas que foram muito bem aproveitados pela Capcom. Ainda bem!

Imagens da versão de RE4 que possuo na coleção, ela faz parte da coletânea de RE lançada para Playstation 2.

Adquiri essa cópia garimpando games de Playstation 2 no Mercado Livre

Essa capa inferior é muito bela


Nenhum comentário:

Postar um comentário